APRESENTAÇÃO

REICH: TEORIA DA VIDA E TEORIA DO CONHECIMENTO (1)

Ailton Bedani (2)

Ao longo de sua obra, Wilhelm Reich (1897-1957) estabeleceu interfaces com várias áreas do conhecimento: Sexologia, Psicanálise, Epistemologia, Pedagogia, Sociologia, Biologia, Física, Meteorologia. Mais do que um adepto do ecletismo, ele se dedicou especialmente a investigar, em diversos campos, as manifestações de um singular processo energético. Na maturidade de seu trabalho o autor comentou que havia se dedicado "ao campo da Psiquiatria como um cientista natural. Esse interesse foi ditado, em primeiro lugar, pela questão da energia. Já era assim em 1919”.(3)

Em 1919, quando ainda cursava medicina na Universidade de Viena, Reich deu início às suas pesquisas. A “energética” e os fundamentos epistemológicos da produção científica são os temas que inauguraram sua obra e acabaram norteando toda sua produção. O jovem universitário suspeitava “que a energia funciona ANTES de qualquer massa; que não é a matéria, mas sim, a energia que é primária; que a massa precisa ser derivada, de alguma forma, da energia”.(4)  Apaixonado, também, por Biologia, ele colocava a si mesmo, todo o tempo, a intrigante questão “o que é a vida?”. No decorrer de seus diversificados estudos extracurriculares, identificou-se com concepções filosóficas que se recusavam a assemelhar o funcionamento do vivo ao das máquinas e simpatizou com teorias que especulavam sobre uma energia biológica específica; acreditava, no entanto, que tais formulações precisavam alcançar status científico-natural. Convicto que a elaboração científica é indissociável da crítica epistemológica, ele adotou, desde o início de suas investigações, uma diretriz professada pelo filósofo Henri Bergson: teoria da vida e teoria do conhecimento são “inseparáveis uma da outra”.(5)

Formalmente aceito, em 1920, como membro da Sociedade Psicanalítica, Reich, por quatorze anos, procurou extrair conseqüências teóricas, clínicas, pedagógicas e políticas da teoria freudiana da libido. Empreendendo, no âmbito do movimento psicanalítico, uma série de pesquisas originais, ele elaborou, no período 1922-1926, a teoria da “potência orgástica”, teoria essa que se tornou o eixo de sua obra: “potência orgástica é a capacidade de se entregar ao fluxo da energia biológica, sem quaisquer inibições; a capacidade de descarregar completamente, por meio de convulsões involuntárias e prazerosas do corpo, a excitação sexual acumulada”.(6)

Entre 1927 e 1934, Reich desenvolveu uma nova metodologia terapêutica (a Análise do Caráter) e procurou, também, estabelecer conexões entre  Psicanálise e Marxismo. Apoiando-se na concepção freudiana de sexualidade, na noção de potência orgástica e, também, no materialismo histórico e dialético de Marx e Engels, o autor agregou esse arsenal teórico-epistemológico a um convívio direto e intenso com a população economicamente desfavorecida. Atuando inicialmente em Viena (1927-1930) e depois em Berlim (1930-1933), ele se esforçou em demonstrar, por meio de publicações e de um amplo trabalho social, que política e sexualidade são domínios mutuamente dependentes.

Expulso, em 1933, do Partido Comunista e excluído, no ano seguinte, da Sociedade Psicanalítica, Reich, ameaçado pelo nazismo, procurou guarida em vários locais e acabou se exilando, em 1934, na Noruega. Nesse país, sua pesquisa pôde alcançar dimensão laboratorial. Ingressando no campo da Biofísica, o autor investigou o “comportamento” de correntes bio-elétricas que se movem coligadas aos estados emocionais do indivíduo; realizando experimentos na área da Biogênese, identificou vesículas que expressam estágios intermediários entre o inorgânico e o orgânico. Além de ampliar sua metodologia terapêutica (em 1935 surge a Vegetoterapia Caractero-Analítica) e aprimorar seus estudos sobre a lógica que rege o funcionamento do vivo, Reich detectou, em 1939, uma energia que atua em estratos biológicos profundos. Logo em seguida seus experimentos levaram-no a crer que aquela singular energia, inicialmente observada em seres vivos, fazia-se presente, também, na atmosfera. Nomeou, então, essa força básica como “energia orgone cósmica” e fundou um novo ramo de pesquisas, a Orgonomia.

Vivendo nos EUA desde 1939, Reich dedicou-se, por quase duas décadas, a realizar criteriosos experimentos e a descrever, em vasta literatura técnica, as manifestações da energia orgone nos domínios do vivo e do não-vivo, no micro e macrocosmos; preocupou-se, igualmente, em mapear a específica dinâmica dos fenômenos orgonóticos e em integrar Orgonomia e Matemática. Suas pesquisas conduziram-no, em seu período norte-americano, a áreas tão distintas como a Oncologia e a Meteorologia, posto que certas disfunções da energia orgone podem ser observadas, no entendimento do autor, tanto no câncer quanto nos processos de desertificação do planeta. Embrenhando-se em diversos campos de estudos (Física-Orgone, Biofísica-Orgone, Orgonoterapia, Pedagogia Orgonômica, Orgonometria), o pesquisador continuou, no entanto, denunciando os sistemas ideológicos que negam a vida e anestesiam, desde a infância, as capacidades críticas e as forças emocionais-sexuais.

Sistematicamente monitorado pelo Federal Bureau of Investigation e, desde o final da década de 1940, vítima de calúnias publicadas na imprensa e em revistas científicas, Reich passou a ser investigado, também, por outro órgão governamental, a Food and Drug Administration. Nos anos 50 o cientista acompanhou de perto a paranóica era macartista, além de se ver envolvido em um intrincado processo judicial, que resultou em sua prisão em 1957. Nesse mesmo ano ele faleceu, vítima de ataque cardíaco, em um presídio norte-americano.

Meio século se passaram desde a morte de Reich, mas ainda são poucos os estudos que procederam a uma reavaliação criteriosa de sua obra. Esse fato chama atenção, pois a pesquisa reichiana oferece, a nosso ver, ferramentas ímpares para refletirmos sobre nossa explosiva crise social e seus concomitantes problemas éticos e ecológicos.
 

1- Artigo publicado no Jornal da Unesp, Junho/2007– Ano XXI – nº 223. Também disponível em http://www.unesp.br/aci/jornal/223/supled.php  
2 - Psicólogo, Psicoterapeuta da Corporalidade, Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Coordenador Pedagógico do Programa de Formação em Abordagem Clínica Reichiana e Gerenciador deste Espaço ORG2.
3- REICH, W. Man’s roots in nature. Orgonomic Functionalism: A journal devoted to the work of Wilhelm Reich, Rangeley, Maine, v.2, 1990.
4- REICH, W. Orgonomic functionalism in non-living nature. Orgonomic Functionalism: A journal devoted to the work of Wilhelm Reich, Rangeley, Maine, v.6, 1996.
5- Bergson, H. L’evolution créatrice. In: Henri Bergson - Oeuvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1984.
6- REICH, W. The function of the orgasm: Volume 1 of the discovery of the orgone — Sex-economic problems of biological energy. Great Britain: Condor Book, 1989.

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

BIOGRAFIA

Biography
(Publicado pelo Wilhelm Reich Museum)


Consulte também os seguintes textos, disponíveis aqui no ORG2 e traduzidos para o português:
GLOSSÁRIO DE TERMOS REICHIANOS
CRONOLOGIA DAS DESCOBERTAS  CIENTÍFICO-NATURAIS DE WILHELM REICH

A tradução para o português, do testamento de Reich, está disponível em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000300002&lng=en&nrm=iso

GALERIA DE FOTOS
clique nas fotos para ampliá-las


Davos, 1927
(16k)


Sletten, Dinamarca, 1934
(14k)


WR (s/d)
23k


Reich em seu laboratório, 1944
(18k)

WR e seu filho Peter, 1947
(22k)

WR no laboratório de biofísica-orgone (s/d)
(19k)

Conferência de WR em Orgonon
(s/d)
(30k)

WR em Orgonon (s/d)
(32k)


Orgonon, Maine, 1950
(30k)


WR manipulando cloudbuster
(s/d)
(28k)


Centro de pesquisa e residência de WR, em Orgonon
(41k)


Escritório e bibilioteca em Orgonon
(27k)


Quadro pintado por WR
(21k)

Laboratório no observatório em Orgonon
(38k)
 


Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

VÍDEO

Wilhelm Reich:
Imagens de uma vida em movimento

(Produção: Equipe Orgonautas)

 

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

FRASES DE WILHELM REICH

Citações de trabalhos de Wilhelm Reich, extraídas, principalmente, 
de obras que não foram traduzidas para o português. 

FRASES DE WILHELM REICH

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

OBRAS DE WILHELM REICH

PORTUGUÊS   -   INGLÊS    -   FRANCÊS   
Obs.: É praticamente impossível listar todos as obras de WR publicadas nestes três idiomas. Porém, tentei montar uma relação o mais ampla possível, consultando minha biblioteca pessoal e a internet.  


Livros publicados pela Ed. MARTINS FONTES
* "O Éter, Deus e o Diabo"
* "A biopatia do câncer"
* "O caráter impulsivo"
* a
nálise do Caráter
* Psicologia de Massas do Fascismo
*Escute, Zé Ninguém!
* A Irrupção da Moral Sexual Repressiva
* O Assassinato de Cristo

MAIS TÍTULOS EM PORTUGUÊS

* "A Função do Orgasmo", Ed. Brasiliense
* "Paixão da Juventude", Ed. Brasiliense
* "Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual", Ed. Global

* "A Revolução Sexual", Ed. Zahar
* "A Função do Orgasmo", Publicações Dom Quixote (Portugal)
* "Materialismo Dialético e Psicanálise", Editorial Presença (Portugal)
* "O Combate Sexual da Juventude", Textos Marginais, Ed.Dinalivro (Portugal)
* "A Aplicação da Psicanálise à Investigação Histórica", 
Textos Marginais, ed.(?) (Portugal)
* "Casamento Indissolúvel ou Relação Sexual Duradoura?",
Ed.Dinalivro (Portugal)
* "O que é Consciência de Classe", ed.(?) (Portugal)


Livros publicados pela Ed. Farrar, Straus and Girou
* Passion of Youth
* Beyond Psychology - Letters and Journals (1934-1939)
* American Odyssey - Letters and Journals (1940-1947)
* Where's the Truth?: Letters and Journals (1948-1957)
* The Bioelectrical Investigation of Sexuality and Anxiety
* The Bion Experiments
* The Cancer Biopathy
* Character Analysis
* Children of the Future
* Early Writings
* Ether, God and Devil/Cosmic Superimposition
* The Function of the Orgasm
* Genitality in the Theory and Therapy of Neuroses
* The Invasion of Compulsory Sex-Morality
* Listen, Little Man
* The Mass Psychology of Fascism
* The Record of a Friendship
* The Murder of Christ
* People in Trouble
* Reich Speaks of Freud
* Selected Writings: An Introduction to Orgonomy
* The Sexual Revolution

CATÁLOGO DO WILHEM REICH MUSEUM
 No museu podem ser encontradas as revistas publicadas por Reich 
ao longo de seu trabalho (
Annals of the Orgone Institute International, 
Journal of Sex-Economy, Orgone Research Orgone Energy Bulletin e Core), 
além de obras raras ("Einstein Affair", "Contact With Space", "The Oranur Experiment" etc.), videotapes e a revista
"Orgonomic Functionalism", que contém textos inéditos de Reich. 


LIVROS PUBLICADOS PELA EDITORA PAYOT
* L'analyse caractérielle

* Ecoute, petit homme
* L'Ether, Dieu et le diable
* La Biopathie du cancer
* Les hommes dans l'Etat
* L'Irruption de la morale sexuelle
* Premiers écrits (Tome1)
* Premiers écrits (Tome2)
* La psychologie de masse du fascisme
* Reich parle de Freud
* La superposition cosmique

MAIS TÍTULOS EM FRANCÊS
* "Passion de jeunesse", Ed. L'Arche
* "La Function de l´orgasme", Ed. L'Arche
* "La révolution sexuelle", Ed. C. Bourgois
* "La lutte sexuelle des jeunes", Ed. Maspero

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

OBRAS SOBRE WILHELM REICH

EM PORTUGUÊS
* "Cem Flores para Wilhelm Reich", Roger Dadoun, Ed. Moraes
* "Wilhelm Reich e a Orgonomia", Ola Raknes, Ed. Summus

EM OUTROS IDIOMAS
* "Fury on Earth - a biography of Wilhelm Reich",
Myron Sharaf, 
St. Martin's Press/Marek, 1983
* "Wilhelm Reich - una biografia personal", Ilse Ollendorff de Reich, 
Ed. Granica, 1978

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

PÁGINAS AFINS EM ORG2

  Nossa página sobre ORGONOMIA
  Nossa página sobre FUNCIONALISMO ORGONÔMICO E ORGONOMETRIA
  Nossa página sobre TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DESENVOLVIDAS POR REICH


Apresentação
- Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

ARTIGOS

GLOSSÁRIO DE TERMOS REICHIANOS
CRONOLOGIA DAS DESCOBERTAS CIENTÍFICO-NATURAIS DE WILHELM REICH
A FUNÇÃO ORGONOME
POLÍTICA E SEXUALIDADE NA TRAJETÓRIA DE REICH: VIENA (1927–1930)

FÓRUM SOBRE TEMAS REICHIANOS

O Espaço ORG2 patrocina e gerencia o  
FÓRUM SOBRE TEMAS REICHIANOS.
 
A proposta desse Fórum é debater, "conversar", trocar idéias, dar dicas, deixar lembretes sobre tudo que tenha a ver com a vida e obra de Reich, a ciência orgonômica e os acontecimentos que "rolam" no universo reichiano (ou neo-reichiano).

Para entrar no Fórum, clique AQUI
Para saber mais sobre o funcionamento de um Fórum de Discussão, clique AQUI.

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

LISTAS DE DISCUSSÃO

 

(em breve)

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

LINKS


The Wilhelm Reich Museum 
(em inglês)
Endereço do Museu, época e horário das visitações, eventos, 
catálogos de obras de WR, etc.

The American College of Orgonomy  
(em inglês)

"Organização sem fins lucrativos, dedicada a estabelecer e manter 
padrões de trabalho no campo da Orgonomia"


Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

CURSOS

 Grupo de Estudos sobre a Teoria Reichiana

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca

ENTRE EM CONTATO

Por favor, utilize o formulário abaixo para enviar suas dúvidas ou sugestôes.  

NOME
E-MAIL
COMENTÁRIOS
 

Apresentação - Biografia - Fotos - Citações - Obras de WR - Obras sobre WR - 
Pgs. em ORG2 - Artigos - Fórum - Listas - Links - Cursos - Coordenador - Contato - Busca